Luigi Nero é uma pequena homenagem às mais chatas contactantes do Inov Contacto 10: as duas Martas (que vão para bem longe, Moçambique e Austrália) e a Ana (que vai para a Roménia). Foram elas que começaram a chamar-me Luigi Nero.

.posts recentes

. Onde estive nos últimos f...

. Simpsons à italiana!

. Dulce Pontes na Piazza de...

. Matera e Apúlia (2)

. Matera e Apúlia (1)

. Luigi Nero como Luis Prie...

. No metro!

. O outro Luigi Nero!

. Eu e Colin Edwards!

. Costa Amalfitana e Capri!

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

Sexta-feira, 25 de Maio de 2007

Assis, Foligno e Circolo Degli Artisti!

Este post diz respeito ao dia  19 de Maio (Sábado)

Quando disse que queria ir a Assis a um italiano, perguntou-se se ia fazer peregrinação. Disse-lhe que não, que ia por turismo. Respondeu-me que aquilo estava cheio de igrejas. Respondi-lhe que Roma também. Segundo o que disse a minha professora, cerca de 2 mil. Certo. Ficamos por aqui.

Combinada a viagem: comboio às 8.14 de Sábado. Ficou mais ou menos estabelecido que eu comprava os bilhetes. Próximo passo: acertar o despertador. E foi aqui que foi o imbróglio. O bendito despertador do telemóvel tem uma funcionalidade fantástica. Dá para escolher os dias de repetição. E sábado não é um deles. :) Alterei as horas só que não desliguei a bendita funcionalidade. Resultado: não acordei a tempo. Eles telefonam-me às 8.12. Eu acordo, digo “comprem o bilhete e eu já vou”. Levantei, vesti-me, fui lavar a sovacagem, os dentes, chego a estação 5 minutos depois. O comboio saiu a horas. Boa.

E agora? O que fazer as 8.20 de sábado? Entre diversas propostas, ganhou a de ir dormir e apanhar o comboio das 12.14 para Assis. E assim foi. Voltei para a cama.

À hora marcada apanhamos o comboio e chegamos a Assis às 14.30. Próximo passo: apanhar um autocarro. Segundo passo: saber onde fica o posto de turismo para ficarmos com um mapa. Terceiro: almoçar (umas belas fatias de pizza). Quarto: passear pela vila (se possível pela sombra porque esteve um dia daqueles de derreter ferro).

Avaliação: Assis é uma vila bonita, toda murada, com igrejas bonitas e bastante tradição religiosa. Foi aqui que S. Francisco nasceu e fundou a Ordem dos Franciscanos.

A caminho de Assis Assis
Centro de Assis Assis

Achei engraçado,e não sei o motivo, que as ruas que partiam do centro da vila estavam decoradas com bandeiras. Cada rua com a bandeira da sua cor.

Para o regresso, resolvemos apanhar o comboio das 20.42. Só que tínhamos que trocar de comboio noutra estação. Como a diferença entre sair de um e entrar no outro era pequena e havia algum receio de perder o comboio, resolvemos ir andando para essa terriola de nome Foligno.

Como tínhamos uma hora e tal, resolvemos ir passear e adicionar a vila de Foligno ao currículo turístico. Fiquei surpreendido. Encontrámos uma zona pedonal cheia de pessoas. Jovens todos aperaltados com a roupa de domingo. E a ragazze? Excelente nível. Depois fomos à procura de um sitio para jantar. Encontrei um, meio escondido numa praceta. Belo restaurante, bela decoração, muito “à frente”. Massa para não variar. Pedimos para apressar o jantar porque tínhamos que apanhar o comboio às 21 e pouco. Ele disse “Ok”. 5 minutos chegam. 5 minutos que se converteram em 15 e em stress. A calma italiana é capaz de deixar qualquer um em pré-ataque cardíaco. Jantamos meio a correr e fomos para a estação. Com 4 minutos antes do tempo, juntaram-se 5 do atraso do comboio. :)

Regressamos a Roma por volta das 22.30 e fomos prepararmos-nos para irmos ao Circolo degli Artisti.

Mais uma aventura: como chegar? Tive que ir ao Viamichelin e ao site da ATAC (companhia de transportes de Roma) ver como se chegava, fazer um esboço num papel e saber que fica a 1200 metros de Re di Roma. Antes de irmos, fomos ao Pompi ou “Regno del Tiramisú” comer um Tiramisú alle fragole.

O Circolo degli Artisti é um espaço muito interessante. Um grande jardim cheio de pessoas em amena cavaqueira e uma discoteca com música rock e outras.

E assim se passou.
publicado por luiginero às 17:35
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds