Luigi Nero é uma pequena homenagem às mais chatas contactantes do Inov Contacto 10: as duas Martas (que vão para bem longe, Moçambique e Austrália) e a Ana (que vai para a Roménia). Foram elas que começaram a chamar-me Luigi Nero.

.posts recentes

. Onde estive nos últimos f...

. Simpsons à italiana!

. Dulce Pontes na Piazza de...

. Matera e Apúlia (2)

. Matera e Apúlia (1)

. Luigi Nero como Luis Prie...

. No metro!

. O outro Luigi Nero!

. Eu e Colin Edwards!

. Costa Amalfitana e Capri!

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

Sábado, 31 de Março de 2007

A ambígua Nápoles!

Este post diz respeito ao dia 11 de Março.

Nápoles era apenas uma cidade do imaginário do cinema e do chamado “ouvir falar”. Nápoles, infelizmente, encontra-se ligada aos aspectos menos bons de Itália. Tinham-me dito que não valia a pena ir, que era uma cidade “bera”.

A primeira impressão confirmou isso. Acabadinhos de sair da estação de comboios, entramos na Piazza Garibaldi. Carros, imensas pessoas estranhas, “sujidade” no ar e no chão. Pensamentos de “onde nos viemos meter?” inundaram o meu espírito.

Como não queríamos mostrar que éramos turistas, não tiramos o guia de viagem. Por isso, o caminho para o centro foi decorado. A caminho do tribunal local mais um bom sinal para “vamos sair já de Nápoles e a correr”: um monte de lixo na rua. Um monte mesmo. Infelizmente não tenho provas fotográficas. Guardei-as para melhores paisagens.

A caminho do centro e mortos de fome paramos num pequeno café para beber café (estávamos todos ensonados e a precisar de cafeína). Devemos ter calhado num dos piores. Não tinha mau aspecto. Mas para ir à casa de banho tínhamos que ir por uma porta de 1,5 m, entrar numa espécie de despensa e lá estava a pequena sanita numa divisão ainda mais pequena com uma porta sem trinco. Depois, com os cafés e os cornetos quentinhos (croassants), trazem um copo de água e um copo com o açúcar, com o açúcar uma bela perninha de aranha.

Depois disto continuamos a nossa aventura. Então, finalmente encontramos uma rua larga e com sol. E infelizmente, outros cafés e com muito bom aspecto.

Fomos ao Duomo, uma catedral enorme. Não tenho muitas fotografias. Para além de não ser permitido, era a hora da missa dominical. Consegui tirar algumas de uma pequena capela lateral que tinha uns frescos lindos.

Duomo de Nápoles

Depois continuamos pelas ruas típicas de Nápoles, estreitas, com roupa nos estendais, com edifícios bonitos (se forem restaurados são magníficos).

Um dos momentos mais interessantes foi quando passamos por uma pequena mercearia. O que nos chamou a atenção foram os numerosos tipos de massa. Às cores, de todos os formatos. Um senhor muito simpático, Sr. Cosimo explicou-nos um pouco: são massas (quase) caseiras e que são coloridas usando materiais naturais (p.e., para o preto utilizam a tinta dos chocos). Depois recomendou-nos uma pizzaria para almoçar. E aí fomos nós. A pizza de Nápoles é famosa (acho que foi lá que foi “criada”) e dizem que é muito boa, que é a massa é fina e crocante. E é verdade. Para sobremesa um doce típico napolitano: Bábá. Depois de o provar, não é mau mas não é nada de especial, de certeza que a última coisa com que ficarei é com baba (um trocadilho fica sempre bem).

Galleria Umberto
Continuamos. Chegamos à Via Toledo, a rua comercial da cidade. Nesta rua existe uma galeria comercial (Galleria Umberto): que ficam num edifício fantástico. Uma maravilha da arquitectura.





A caminho do mar, chegámos à Piazza del Plebiscito. Uma praça enorme e onde se destaca a Igreja de San Francesco di Paola.


Mais à frente, o primeiro avistamento sobre o Vesúvio e sobre o mar.


Demos um pequeno passeio junto ao mar e iniciamos o caminho de volta à estação para apanharmos o comboio por volta das 19. Nenhum de nós quis enfrentar a nossa querida Piazza Garibaldi à noite.

E assim foi o dia em Nápoles. Gostava de voltar. Aqui vos deixo também o meu primeiro filme YouTube. Espero que gostem :P

 

 

publicado por luiginero às 12:22
link do post | comentar | favorito

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds