Luigi Nero é uma pequena homenagem às mais chatas contactantes do Inov Contacto 10: as duas Martas (que vão para bem longe, Moçambique e Austrália) e a Ana (que vai para a Roménia). Foram elas que começaram a chamar-me Luigi Nero.

.posts recentes

. Onde estive nos últimos f...

. Simpsons à italiana!

. Dulce Pontes na Piazza de...

. Matera e Apúlia (2)

. Matera e Apúlia (1)

. Luigi Nero como Luis Prie...

. No metro!

. O outro Luigi Nero!

. Eu e Colin Edwards!

. Costa Amalfitana e Capri!

.arquivos

. Setembro 2007

. Agosto 2007

. Julho 2007

. Junho 2007

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Fevereiro 2007

. Janeiro 2007

Sábado, 28 de Julho de 2007

Matera e Apúlia (1)

Este post diz respeito ao fim-de-semana de 12 a 15 de Julho

Mais uma viagem ao sul de Itália. Desta vez, Basilicata e Apúlia.

Partimos por volta das 13 depois de termos ido buscar o carro. Um corsa 1.2 com apenas 8 kms. Tinha imensa saudade de conduzir. Tenho saudades da minha lata :) (acho que não há semana que não pergunte por ela).

Ainda não tínhamos almoçado e eu prevenido tinha comprado fruta e uns croissants. Já com fome soube que nem ginjas. Seguimos caminho sem perder mais tempo.

Até chegar a Matera, fizemos quase 500 kms. E passamos por estradas das mais bonitas que vi. Paisagens lindas.


Não sei explicar porque motivo, mas esta viagem fez-me recordar Portugal. Cada estrada e paisagem, cada pequena vila as ruas de outra em Portugal. Lembrei-me da A23 a caminho da Guarda, lembrei-me até do Pinhal Novo. :)

Chegados a Matera, fomos à procura da pousada. Em Matera, tal como noutras cidades/vilas que entramos, o centro é de acesso limitado. Por isso, fiquei junto ao carro enquanto eles, o Paulo e o Duarte, iam à procura a pé. Já com a pousada encontrada, foi estacionar e pegar nas tralhas. O caminho até à pousada prometia porque fica na parte alta dos Sassi e à noite apresentam uma imagem quase fantasmagórica. A pousada, por sua vez, penso que seja um antigo convento. É um belo empreendimento e segundo vi é aproveitado como centro de actividades/exposições.

Íamos jantar num kebab e enquanto apreciávamos a vista dos Sassi e falávamos entre nós, um nativo meteu conversa e ofereceu-se para nos fazer uma pequena visita guiada. Assim foi, explicou-nos que a origem do Sassi é milenar (com os sassi cavernosi), que alguns foram habitados até aos anos 50 quando foram apelidados pelas autoridades como vergonha nacional e as pessoas foram transferidas para bairros sociais. Os Sassi foram então murados e fechados com barras de ferro. Mas desde 1993 que são reconhecidos pelo seu valor histórico e beleza pela UNESCO. Dizia o nosso amigo nativo que Matera é um presépio real.

Matera Matera

Matera também é conhecida pelos filmes. O mais recente e talvez o mais famoso é “A Paixão de Cristo” de Mel Gibson.

O Sassi são casas/cavernas escavadas num tipo de pedra calcária designada de Tufo. Nos anos 60 foram encerrados pelas autoridades e praticamente abandonados. Agora tenta-se recuperar alguma vida.

Fomos jantar num kebab e decidimos depois fazer um passeio pelos Sassi e pelo centro da cidade em busca de uma gaita de foles que espalhava os seus acordes mágicos pelo ar. Não encontramos.

De regresso à pousada ainda tivemos um bom bocado num terraço aproveitando o fresco da noite.

A manhã de sexta começou cedo com a luz a entrar abundantemente pela janela sem persiana e com alguns companheiros de camarata a exibir os seus dotes oratórios. Não cheguei a perceber se eram italianos ou franceses. Não interessa. Iniciei o dia com pensamentos negativos rgrhrhrhr....

Depois do pequeno almoço fomos passear pelos Sassi. Com a luz dá para ver melhor as condições onde as pessoas viviam e alguns são mesmo autênticos buracos.

Antes de deixar Matera para trás, fomos ainda à zona dos Sassi Cavernosi e deu ter uma boa perspectiva da cidade e dos Sassi Barisani (o que foram habitados até aos anos 50). Neste local foi onde Mel Gilson filmou a crucificação.

A seguir fomos a caminho do mar e das praias da Apúlia.
publicado por luiginero às 11:57
link do post | comentar | favorito
1 comentário:
De penabranca a 29 de Julho de 2007 às 19:13
e que tal, o que andas a aprender por essas terras italianas? e até pareces um senhor na foto da VisaoContacto!

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Setembro 2007

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds